28/04/2010

Conclusão: O Fenómeno Religioso no Mundo

“Só o ser humano possui e desenvolve a dimensão religiosa. Hoje, o sentido do religioso está fortemente presente no mundo, desce a cultura a normas de convivência social e valores éticos. A existência de vária religiões vai mostrando ser possível que todos convivam em paz, harmonia, pois o que é comum às diferentes crenças é mais importante do que aquilo que distingue”.



Mas que valores e atitudes contribuem para a convivência pacífica entre os povos?


A religião é uma dimensão humana, ou seja, só o ser humano tem a capacidade para aceitar um Deus e que está presente na sua vida.


Deus convida todos ao amor e à paz e a oração, é por isso uma ligação profunda que liga uma pessoa a todo o outro de cor, língua ou origem diferente! Todas as religiões devem contribuir para uma melhoria no relacionamento entre os povos e culturas.


É essencial descobrir, respeitar e amar tudo o que de bom existe em cada religião! Como tal, a educação ao religioso desempenha um papel fundamental e é uma componente fundamental para a formação integral do ser humano. A formação da pessoa carece essencialmente de valores, como a tolerância, o respeito pela diversidade, a compreensão, o diálogo, a convivência pacífica e radicada no amor autêntico, que contribuem para a construção de um mundo de paz, mais fraterno e justo!


Mesmo quem acredite convictamente numa religião, deve aprofundar o seu conhecimento nela e educar-se para desenvolver os valores fundamentais para a convivência entre os povos: respeitar, dialogar, amar, compreender, escutar e aceitar!
Assim, o Mundo será mais fraterno e justo!


Carlos Araújo, Nº2, 9ºA

Sem comentários:

Enviar um comentário