19/02/2010

O fenómeno religioso e as grandes religiões do mundo

Deus existe?
Os ateus afirmam que não.
Os agnósticos declaram que não sabem.
Os crentes dizem que sim.
E os que expressam as dúvidas e a sua procura pessoal de tantas formas?
Independentemente das pessoas assumirem ou não uma atitude religiosa, é um facto que a dimensão religiosa está presente nas vivências do quotidiano, nas grandes opções de vida, nas “situações limite” da existência humana.

Eis alguns dos trabalhos de pesquisa que os alunos do 9º ano realizaram sobre o fenómeno religioso manifestado na cultura:


  • A ÚLTIMA CEIA


A obra de arte de Leonardo Da Vinci representa a cena da última ceia de Jesus com os apóstolos antes de ser preso e crucificado. Ilustra a forma de Jesus Cristo transmitir aos apóstolos a partilha do seu corpo pelo pão e do seu sangue pelo vinho. Esta obra que foi pintada sobre a parede do refeitório do convento de Santa Maria Delle Grazie em Milão, tem sido muito copiada em quadros para que as pessoas possam ter em casa uma manifestação da sua religião cristã e da fé em Jesus Cristo.
Marta Bernardes, 9º C
  • Bruce, o Todo-Poderoso
Neste exemplo, o filme mostra a importância de Deus e o respeito para com ele. É uma crítica à imagem que as pessoas podem ter sobre Deus, como um Ser que tem muitos poderes e impõe a sua vontade aos seres humanos. No filme, a Bruce, um homem normal, são concedidos todos os poderes que Deus controla, mas este usa mal os seus dons, para seu proveito.

Vicente, 9º C

  • Símbolos, Ritos e Códigos
Cada religião tem os seus próprios templos, símbolos, fé, códigos de vestuário, músicas ou outras expressões artísticas e as suas orações.
Uma das manifestações são os ritos. No caso do Judaísmo o Bar Mitzvah representa a transição da fase de criança para a fase adulta para os rapazes e o Bat Mitzvah para as meninas (12 anos de idade ).
Os homens judeus usam a kippa, é uma pequena touca, que representa o respeito por Deus no momento das orações.
Podemos também identificar símbolos ligados a cada religião:

Mafalda Cação, 9º C

Sem comentários: