05/03/2010

  •  Tempo de ligação à vida para além da existência terrena.


O Dia Dos Mortos é um feriado mexicano para celebrar a origem indígena. São organizadas paradas onde as pessoas vestem estas caveiras (Las Catrinas, provêm da deusa indígena Mictecacíhuatl, também conhecida como deusa da morte).



Celebra uma forte união entre os vivos e os seus familiares que já se encontram para além da vida terrena.
Diz-se que neste dia os mortos vêm à terra visitar os seus familiares e por isso estes festejam com bolos e doces.
Francisco Viana, 9º B






Tempo da Quaresma



Uma outra manifestação religiosa é o tempo da Quaresma, na religião cristã, que se caracteriza por exemplo no facto de as pessoas fazerem jejum.
A quaresma começa na Quarta-feira de cinzas e termina no Domingo de Ramos, dia em que várias pessoas saem em procissão celebrando a chegada de Jesus a Jerusalém. Levam ramos de oliveira em memória da forma como Jesus entrou em Jerusalém e foi acolhido como Rei.
Quaresma quer dizer quarenta dias. Para algumas pessoas estes quarenta dias passam por atitudes como o jejum e a oração, gestos feitos em sinal de penitência e solidariedade.



Mariana Costa, 9ºB







O tempo publicitário




Esta é uma imagem publicitária à McCann Erickson, uma empresa de publicidade e de marketing que apoia empresas em cerca de 130 países. Nesta publicidade, a religião referida é o cristianismo:
- Jesus Cristo “aparece” nesta publicidade como símbolo do cristianismo prendendo a atenção do espectador na primeira olhadela que dê à propaganda. Na divulgação parece que os consultores da empresa de marketing estão a fazer uma proposta para Jesus Cristo escolher o símbolo de religião que ira representar e, pelo que podemos observar, Jesus Cristo iria escolher um símbolo completamente diferente do que aquele que nós conhecemos, mas foi “salvo” (como quer dar a entender pela publicidade) por um dos consultores da empresa que lhe propôs como símbolo a cruz, tal como a conhecemos.
-A publicidade refere que o símbolo religioso e muito importante, tal como as escolhas a fazer, para que não se cometam erros.


Joana Raminhos, 9ºB







  • O tempo de Natal

O Natal ou Dia de Natal é um feriado comemorado anualmente em 25 de Dezembro (nos países eslavos e ortodoxos cujos calendários eram baseados no calendário juliano, o Natal é comemorado no dia 7 de Janeiro), que comemora o nascimento de Jesus de Nazaré. A data de comemoração do Natal não é conhecida como o aniversário real de Jesus e pode ter sido inicialmente escolhida para corresponder com qualquer festival histórico Romano ou com o solstício de inverno.
Embora seja comemorado por muitos não cristãos o Natal é uma festa cristã. Costumes populares modernos típicos do feriado incluem a troca de presentes e cartões, a Ceia de Natal, músicas natalícias, festas de igreja, uma refeição especial e a exibição de decorações diferentes; incluindo as árvores de Natal, pisca-piscas e grinaldas, visco, presépios. Além disso, Pai Natal é uma figura popular em muitos países, associada com os presentes para crianças.
Outro dos objectivos do Natal é unir a família e o tradicional dar e receber de presentes.


Carolina Cepeda, 9º B


  • O tempo de jogo


Nesta imagem reparamos que este jogador de futebol americano, a seguir do treino vestiu esta camisa dizendo “I Belong to Jesus” que significa eu pertenço a Cristo. Podemos logo ligar este jogador à sua religião que é o cristianismo. A sua T-Shirt simboliza o amor por Cristo, os dedos apontados para o ar são uma maneira de expressar o seu agradecimento pela vitória.
Diogo Batista, 9º B




  • Tempo de peregrinação
O Diário de um Mago


O livro conta a história da jornada de três meses que Paulo Coelho peregrinou pelos quase setecentos quilómetros que separam o sul da França, onde teve o início da caminhada, da cidade de Santiago de Compostela, na Galiza.

A obra relata a saga de Paulo Coelho que busca pelos mistérios sagrados da magia, seu encontro com um mago italiano, Petrus, que é seu guia, as experiências místicas conhecidas como As Práticas de Ram (Regnus Agnus Mundi) e a passagem por um dos três caminhos sagrados da antiguidade: O Caminho de Santiago de Compostela. Nessa obra, Paulo Coelho retrata com muita perfeição todas suas experiências pelo caminho.

   
Santiago de Compostela: É uma cidade mundialmente famosa pela sua catedral de fachada barroca onde acorrem os peregrinos que perfazem os Caminhos de Santiago de maneira a depararem-se com o manto de Sant'Iago, um dos apóstolos de Jesus Cristo, cujo corpo se diz que foi trasladado para aquele lugar.
Gabriel Gortan, 9º C